O Grupo de Pesquisa JANO: Filosofia e História na Educação em Ciências foi criado em 2020 pela junção de docentes da Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, com formação em Educação em Ciências e interesses de pesquisa em comum. Estes interesses surgiram a partir do contexto de atuação desses docentes, especialmente, nos cursos de Licenciatura em Ciências Exatas (FÃsica, Matemática e QuÃmica), Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação, além do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE), Mestrado Acadêmico.
No JANO, dedicamo-nos a estudar aspectos filosóficos (fenomenologia, hermenêutica e epistemologia) e históricos que repercutem na Educação em Ciências, seja na Educação Básica, na Educação Superior ou ainda outros espaços educativos e de divulgação da Ciência. Dedicamo-nos ainda em como essas influências teóricas afetam a formação inicial e permanente de educadores em Ciências. Apostamos, portanto, em uma investigação teórico-prática fundamentada metodologicamente pela investigação qualitativa em Educação que busca ressignificar a Educação em Ciências em seus diferentes âmbitos.
As Linhas de Pesquisas que constituem o JANO são:
Epistemologia e Educação em Ciências |
Fenomenologia e Hermenêutica na Educação em Ciências e Matemática |
Filosofia da Educação em Ciências |
Formação de Educadores em Ciências |
Metodologia da Pesquisa Qualitativa em Educação em Ciências |
Espelho do GP JANO no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq
Reuniões às sextas-feiras às 9h30 na Sala Virtual JANO no Microsoft Teams (UFPR)