O I Colóquio de Pesquisa em Educação em Ciências Fenomenológica e Hermenêutica com organização na Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem por finalidade reunir grupos de pesquisa e demais pesquisadores interessados em pressupostos filosóficos na Educação em Ciências e áreas afins em uma perspectiva vinculada às tradições da Fenomenologia e da Hermenêutica.
Busca fomentar o diálogo entre estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores que se dedicam a pensar a Educação em Ciências e áreas afins pela via experiencial e interpretativa. Além disso, intenta comunicar as pesquisas de cunho teórico e prático realizadas em distintos processos formativos em Ciências Naturais (Biologia, Química, Física, Astronomia, etc.) que se vinculam às perspectivas fenomenológica hermenêutica.
A proposta de primeira edição do evento a ser realizada em fevereiro de 2024 pretende se estabelecer como bienal, com abrangência nacional, visa agregar pesquisadores de distintas regiões do Brasil para comunicar suas produções e sinalizar a existência de investigações em torno dessa linha de pesquisa.
As atividades do I Colóquio de Pesquisa em Educação em Ciências Fenomenológica e Hermenêutica ocorrerão nos dias 05, 06 e 07 de fevereiro de 2024 no modo online pela Plataforma Zoom.
Grupos de Pesquisa envolvidos no evento:
INSCRIÇÃO
As inscrições ocorrem a partir do dia 05 de novembro de 2023 a 10 de dezembro de 2023 com a submissão de trabalhos dos participantes inscritos sem custo.
INSCRIÇÃO COM SUBMISSÃO DE TRABALHOS:
INSCRIÇÃO COMO OUVINTE:
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
A submissão de trabalho é condição para a inscrição e participação no evento. As contribuições para o I Colóquio são as que se vinculam a alguma das sessões temáticas:
Hermenêutica na Educação em Ciências e áreas afins;
Experiência Estética na Educação em Ciências e áreas afins;
Metodologias Qualitativas Fenomenológicas e Hermenêuticas na Educação em Ciências e áreas afins;
Fenomenologia na Educação em Ciências e áreas afins.
São de interesse do I Colóquio trabalhos que apresentem:
– articulação da perspectiva fenomenológica e/ou hermenêutica com a Educação em Ciências, Educação Ambiental e áreas afins, sobretudo trabalhos com perspectiva histórica, antropológica, filosófica, neurocientífica ou sociocientíficas;
– teorias de formação, educação ou aprendizagem na Educação em Ciências e áreas afins associadas à Fenomenologia e/ou à Hermenêutica;
– elementos teóricos e/ou práticos de aprendizagem, educação e formação na Educação em Ciências que sejam interpretados sobre o ponto de vista da ética, da estética, da linguagem, da história, da corporeidade, da existência e outros associados à Fenomenologia e/ou à Hermenêutica;
– pressupostos fenomenológicos e hermenêuticos em metodologias de pesquisa e análise em Educação em Ciências e áreas afins.
Modalidade dos trabalhos:
Resumo expandido (para alunos de graduação e professores da educação básica como primeiro autor) – 3 a 5 páginas – MODELO RESUMO EXPANDIDO
Trabalho completo (para professores da educação básica, estudantes de pós-graduação e pesquisadores como primeiro autor) – 10 a 12 páginas – MODELO TRABALHO COMPLETO
DATAS IMPORTANTES:
Os certificados dos participantes foram enviados aos respectivos e-mails.