I Colóquio de Pesquisa em Educação em Ciências Fenomenológica e Hermenêutica

SITE DO COLÓQUIO

O I Colóquio de Pesquisa em Educação em Ciências Fenomenológica e Hermenêutica com organização na Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem por finalidade reunir grupos de pesquisa e demais pesquisadores interessados em pressupostos filosóficos na Educação em Ciências e áreas afins em uma perspectiva vinculada às tradições da Fenomenologia e da Hermenêutica.

Busca fomentar o diálogo entre estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores que se dedicam a pensar a Educação em Ciências e áreas afins pela via experiencial e interpretativa. Além disso, intenta comunicar as pesquisas de cunho teórico e prático realizadas em distintos processos formativos em Ciências Naturais (Biologia, Química, Física, Astronomia, etc.) que se vinculam às perspectivas fenomenológica hermenêutica.

A proposta de primeira edição do evento a ser realizada em fevereiro de 2024 pretende se estabelecer como bienal, com abrangência nacional, visa agregar pesquisadores de distintas regiões do Brasil para comunicar suas produções e sinalizar a existência de investigações em torno dessa linha de pesquisa.

As atividades do I Colóquio de Pesquisa em Educação em Ciências Fenomenológica e Hermenêutica ocorrerão nos dias 05, 06 e 07 de fevereiro de 2024 no modo online pela Plataforma Zoom.

Grupos de Pesquisa envolvidos no evento:

INSCRIÇÃO

As inscrições ocorrem a partir do dia 05 de novembro de 2023 a 10 de dezembro de 2023 com a submissão de trabalhos dos participantes inscritos sem custo.

INSCRIÇÃO COM SUBMISSÃO DE TRABALHOS:

SUBMISSÃO

INSCRIÇÃO COMO OUVINTE:

OUVINTE

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

A submissão de trabalho é condição para a inscrição e participação no evento. As contribuições para o I Colóquio são as que se vinculam a alguma das sessões temáticas:

1. Hermenêutica na Educação em Ciências e áreas afins;

2. Experiência Estética na Educação em Ciências e áreas afins;

3. Metodologias Qualitativas Fenomenológicas e Hermenêuticas na Educação em Ciências e áreas afins;

4. Fenomenologia na Educação em Ciências e áreas afins.

São de interesse do I Colóquio trabalhos que apresentem:

– articulação da perspectiva fenomenológica e/ou hermenêutica com a Educação em Ciências, Educação Ambiental e áreas afins, sobretudo trabalhos com perspectiva histórica, antropológica, filosófica, neurocientífica ou sociocientíficas;

– teorias de formação, educação ou aprendizagem na Educação em Ciências e áreas afins associadas à Fenomenologia e/ou à Hermenêutica;

– elementos teóricos e/ou práticos de aprendizagem, educação e formação na Educação em Ciências que sejam interpretados sobre o ponto de vista da ética, da estética, da linguagem, da história, da corporeidade, da existência e outros associados à Fenomenologia e/ou à Hermenêutica;

– pressupostos fenomenológicos e hermenêuticos em metodologias de pesquisa e análise em Educação em Ciências e áreas afins.

Modalidade dos trabalhos:

• Resumo expandido (para alunos de graduação e professores da educação básica como primeiro autor) – 3 a 5 páginas – MODELO RESUMO EXPANDIDO

• Trabalho completo (para professores da educação básica, estudantes de pós-graduação e pesquisadores como primeiro autor) – 10 a 12 páginas – MODELO TRABALHO COMPLETO

DATAS IMPORTANTES:

• De 05/11/2023 a 10/12/2023 para Inscrição e Submissão;
  • 10/01/2024 para Resultado da Avaliação;
  • 05 a 07/02/2024 para Realização do I Colóquio de Pesquisa em Educação em Ciências Fenomenológica e Hermenêutica.

Os certificados dos participantes foram enviados aos respectivos e-mails.

Jano

R. Pioneiro, 2153 - Dallas