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Produções

Experienciar e Interpretar na Educação em Ciências e na Educação Ambiental: Perspectivas Fenomenológicas e Hermenêuticas

Organizadores: Robson Simplicio de Sousa, Valéria Ghisloti Iared

ISBN: 978-65-6135-076-1
DOI: 10.46550/978-65-6135-076-1

Ano: 2025

Nº de páginas: 299

Em um movimento de confluência de pesquisas, este livro é resultado do I Colóquio de Pesquisa em Educação em Ciências Fenomenológica e Hermenêutica sediado virtualmente na Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, em 05, 06 e 07 de fevereiro de 2024, e teve por finalidade reunir grupos de pesquisa e demais pesquisadores interessados em pressupostos filosóficos na Educação em Ciências e na Educação Ambiental em uma perspectiva vinculada às tradições da Fenomenologia e da Hermenêutica. O evento buscou, com isso, fomentar o diálogo entre estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores que se dedicam a pensar a Educação em Ciências, Educação Ambiental e áreas afins pela via experiencial e interpretativa. Além disso, propôs comunicar as pesquisas realizadas em distintos processos formativos de Ciências que se vinculam às perspectivas fenomenológica e hermenêutica. Trata-se da primeira edição do evento que visa agregar pesquisadores de distintas regiões do Brasil para comunicar suas produções e sinalizar a existência de investigações em torno dessas linhas de pesquisa.

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Análise Textual Discursiva: Uma Ampliação de Horizontes

Autor(es): Maria do Carmo Galiazzi , Robson Simplicio de Sousa

ISBN: 978-85-419-0319-6.Ano: 2022.Nº de páginas: 192.
Este livro direcionou-se a ampliar horizontes da Análise Textual Discursiva (ATD) como proposta por Moraes e Galiazzi (2007, 2011, 2016) com a intenção de compreender a contribuição da Hermenêutica Filosófica para a metodologia de análise das informações produzidas e transformadas em textos que implicam transformações ontológicas e que chamam por aportes filosóficos que lhe deem sustentação epistemológica. O livro volta-se a compreender o que se mostra da própria ATD. Ela possibilita colocar-se em um jogo entre as perspectivas epistemológicas, as teorias a priori e as emergências teóricas possibilitadas pelo movimento interpretativo hermenêutico. Nesse caminho, o exercício feito a partir dos significados das palavras intencionalmente escolhidas, permite movimentar-se com base em pré-conceitos com vistas a horizontes de compreensão que podem ser ampliados. Nesse processo analítico, pensando no diálogo sobre ATD, é que existe a possibilidade de intensidade, de atentar para a importância da descrição fenomenológica em um movimento de escuta ao que se mostra na interlocução empírica para o exercício hermenêutico de atenção às palavras do pesquisador, para que as pré-compreensões se estendam a compreensões ampliadas.

Pesquisas, Vivências e Práticas de Educação em Saúde na Escola

Organizadores: Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva e Tiago Venturi

ISBN: 978-65-86545-74-6 Ano: 2022.Nº de páginas: 462.

Esta é uma obra que oportuniza o compartilhar de experiências, de reflexões e de investigações sobre a Saúde na Escola, reconhecendo a diversidade de saberes que circulam nesse espaço. Nas últimas décadas, a Educação em Saúde realizada na escola deixou de ser apenas um campo de práticas, passando a constituir-se como um campo de estudos e pesquisas, envolvendo diversas áreas do conhecimento.

A Escola é um espaço privilegiado para trabalhar propostas educativas que visem a transformação das condições de vida e o exercício da cidadania dos sujeitos, numa perspectiva de promoção da saúde. A pesquisa em Educação em Saúde destaca-se no campo da Educação Científica, tendo em vista os vínculos da saúde com a área das Ciências Naturais. Esta obra, constituída de vinte e seis capítulos, busca dialogar com as diferentes perspectivas oriundas destes campo de pesquisa, estudos e prática.

Trata-se do primeiro volume da Coleção Ensino de Ciências, organizada pelos pesquisadores Roque Ismael da Costa Güllich, Rosangela Inês Matos Uhmann e Rosemar Ayres dos Santos. 

Educação em Astronomia: reflexões e práticas formativas

Organizadores: Gustavo Iachel e Roberta Chiesa Bartelmebs

Ano: 2023.Nº de páginas: 227.

Esta obra, que surgiu no contexto do Grupo de Pesquisa EnCiMaT: Educação em Ciências, Educação Matemática e TICs no ensino, a partir da linha de Educação em Astronomia, visa dialogar com autoras e autores, pesquisadoras e pesquisadores, professoras e professores que atuam na Educação em Astronomia, seja na escola, seja na universidade. Organizada em duas partes, totaliza 10 capítulos, os quais apresentam pesquisas e ações que podem promover reflexões e mudanças nas práticas de ensino de conceitos ligados à área de Astronomia.
Educação em Astronomia: reflexões e práticas formativas traz ao leitor a informação e a formação, com vistas a fazer da ciência uma forma mais respeitada e valorizada de interpretar o mundo ao nosso redor. E faz isso de duas maneiras: foca em aspectos atrelados à prática de sala de aula, ou seja, mais afeitos ao professor em serviço, mas não deixa de oferecer contribuição àqueles que cuidam da formação dos novos professores. Para aqueles em formação, tece olhares a respeito de estratégias para o ensino em sala de aula, mas também aborda reflexões que vão além delas e que são necessárias para entender como a Astronomia contribuiu para nossa ampliação de conhecimento de mundo.

Trata-se do terceiro volume da Coleção Ensino de Ciências, organizada pelos pesquisadores Roque Ismael da Costa Güllich, Rosangela Inês Matos Uhmann e Rosemar Ayres dos Santos.

 

Educação, Ensino e Ciências: formação docente e (re)existência na Universidade Pública

Organizadores: Tiago Venturi e Roberta Chiesa Bartelmebs

ISBN: 978-65-251-4331-6Ano: 2023.Nº de páginas: 196.
O Departamento de Educação, Ensino e Ciências (DEC) foi estruturado a fim de valorizar a educação e a formação de professores, em nível inicial e continuada, assim como a divulgação de conhecimentos científicos à sociedade. São inúmeras as ações que vêm sendo desenvolvidas por esse departamento ao longo de sua história; assim, a obra Educação, Ensino e Ciências: formação docente e (re)existência na Universidade Pública surge com o objetivo de registrar memórias das vivências extensionistas e formativas dos projetos coordenados pelos docentes do departamento. Além disso, o livro tem o objetivo de consolidar e divulgar as ações do DEC, permitindo um diálogo acadêmico que integre ensino, pesquisa e extensão, além de inspirar novas iniciativas.
Universidade Federal do Paraná


R. Pioneiro, 2153 - Dallas
8595000 | Palotina |


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Editora UFPR nas Redes Sociais


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