"Na mitologia romana, Janus (ou Jano) é a divindade bifronte que mantém uma de suas faces sempre voltada para frente, o porvir, e a outra, para trás, em apreciação ao que já se passou. É o deus da transformação e o mediador das preces humanas aos demais deuses. Ele guardava os portais e os caminhos por onde passavam os soldados romanos em tempos de guerra. Seu reinado na Itália foi um tempo de paz e prosperidade." (p. 184) [...] "O Jano bifronte é, por outro lado, a metáfora de “aberturas epistemológicas” que contribuem para uma reconfiguração da educação científica, pois os significados da história não se situam apenas na rede dos acontecimentos que se tece até o momento presente, mas, também, na trama das inúmeras outras possibilidades de tessituras que foram vislumbradas." (p. 218)
LEODORO, M. P. Pensamento, cultura científica e educação. 2005. 262 f. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.
Experienciar e Interpretar na Educação em Ciências e na Educação Ambiental: Perspectivas Fenomenológicas e Hermenêuticas
Organizadores: Robson Simplicio de Sousa, Valéria Ghisloti Iared
ISBN: 978-65-6135-076-1
DOI: 10.46550/978-65-6135-076-1
Ano: 2025
Nº de páginas: 299
Em um movimento de confluência de pesquisas, este livro é resultado do I Colóquio de Pesquisa em Educação em Ciências Fenomenológica e Hermenêutica sediado virtualmente na Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, em 05, 06 e 07 de fevereiro de 2024, e teve por finalidade reunir grupos de pesquisa e demais pesquisadores interessados em pressupostos filosóficos na Educação em Ciências e na Educação Ambiental em uma perspectiva vinculada às tradições da Fenomenologia e da Hermenêutica. O evento buscou, com isso, fomentar o diálogo entre estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores que se dedicam a pensar a Educação em Ciências, Educação Ambiental e áreas afins pela via experiencial e interpretativa. Além disso, propôs comunicar as pesquisas realizadas em distintos processos formativos de Ciências que se vinculam às perspectivas fenomenológica e hermenêutica. Trata-se da primeira edição do evento que visa agregar pesquisadores de distintas regiões do Brasil para comunicar suas produções e sinalizar a existência de investigações em torno dessas linhas de pesquisa.
Autor(es): Maria do Carmo Galiazzi , Robson Simplicio de Sousa
Pesquisas, Vivências e Práticas de Educação em Saúde na Escola
Organizadores: Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva e Tiago Venturi
Esta é uma obra que oportuniza o compartilhar de experiências, de reflexões e de investigações sobre a Saúde na Escola, reconhecendo a diversidade de saberes que circulam nesse espaço. Nas últimas décadas, a Educação em Saúde realizada na escola deixou de ser apenas um campo de práticas, passando a constituir-se como um campo de estudos e pesquisas, envolvendo diversas áreas do conhecimento.
A Escola é um espaço privilegiado para trabalhar propostas educativas que visem a transformação das condições de vida e o exercício da cidadania dos sujeitos, numa perspectiva de promoção da saúde. A pesquisa em Educação em Saúde destaca-se no campo da Educação Científica, tendo em vista os vínculos da saúde com a área das Ciências Naturais. Esta obra, constituída de vinte e seis capítulos, busca dialogar com as diferentes perspectivas oriundas destes campo de pesquisa, estudos e prática.
Trata-se do primeiro volume da Coleção Ensino de Ciências, organizada pelos pesquisadores Roque Ismael da Costa Güllich, Rosangela Inês Matos Uhmann e Rosemar Ayres dos Santos.
Educação em Astronomia: reflexões e práticas formativas
Organizadores: Gustavo Iachel e Roberta Chiesa Bartelmebs
Ano: 2023.Nº de páginas: 227.
Esta obra, que surgiu no contexto do Grupo de Pesquisa EnCiMaT: Educação em Ciências, Educação Matemática e TICs no ensino, a partir da linha de Educação em Astronomia, visa dialogar com autoras e autores, pesquisadoras e pesquisadores, professoras e professores que atuam na Educação em Astronomia, seja na escola, seja na universidade. Organizada em duas partes, totaliza 10 capítulos, os quais apresentam pesquisas e ações que podem promover reflexões e mudanças nas práticas de ensino de conceitos ligados à área de Astronomia.
Educação em Astronomia: reflexões e práticas formativas traz ao leitor a informação e a formação, com vistas a fazer da ciência uma forma mais respeitada e valorizada de interpretar o mundo ao nosso redor. E faz isso de duas maneiras: foca em aspectos atrelados à prática de sala de aula, ou seja, mais afeitos ao professor em serviço, mas não deixa de oferecer contribuição àqueles que cuidam da formação dos novos professores. Para aqueles em formação, tece olhares a respeito de estratégias para o ensino em sala de aula, mas também aborda reflexões que vão além delas e que são necessárias para entender como a Astronomia contribuiu para nossa ampliação de conhecimento de mundo.
Trata-se do terceiro volume da Coleção Ensino de Ciências, organizada pelos pesquisadores Roque Ismael da Costa Güllich, Rosangela Inês Matos Uhmann e Rosemar Ayres dos Santos.
Organizadores: Tiago Venturi e Roberta Chiesa Bartelmebs